13 3224.7734 contato@infinitybrazil.com.br

DÚVIDAS - CRUZEIRO

A Infinity Brazil é quem realiza as contratações para o trabalho a bordo?
Não. As contratações são feitas diretamente pelas companhias de navegação. A Infinity realiza o recrutamento e o processo de seleção dos candidatos e os encaminham para as empresas contratantes, que fazem as contratações. Também damos todo o suporte aos candidatos durante o procedimento de embarque até o navio.

É imprescindível a língua inglesa para trabalhar a bordo de cruzeiros? Isso é para qualquer companhia e departamento?
Sim, mesmo para as chamadas posições iniciais todas as companhias com as quais trabalhamos - até mesmo as que fazem a costa brasileira - exigem que o tripulante tenha um bom entendimento na língua inglesa. Pois toda a comunicação a bordo é realizada nesta língua, principalmente os treinamentos de segurança quando no início do contrato. Também as entrevistas com a companhia contratante são em inglês.

A entrevista é realizada em inglês?
Sim. Tanto a entrevista conosco como a entrevista final com a companhia contratante são realizadas em inglês. Os entrevistadores das companhias são, inclusive, alguns deles, estrangeiros, com pouco ou até mesmo, nenhum conhecimento da língua portuguesa.

Sou estrangeiro. Posso participar do processo seletivo?
A Infinity apenas seleciona brasileiros ou estrangeiros que possuam o passaporte brasileiro. Sem o passaporte brasileiro, não há como participar do nosso processo seletivo. Esta é uma solicitação das companhias com as quais trabalhamos. Sugerimos que contate alguma agência do seu país de origem para auxiliá-lo a embarcar.

Se não tenho grandes experiências, posso trabalhar a bordo?
Sim. Durante nossa entrevista verificamos todas as possibilidades procurando achar uma área que você tenha uma relativa familiaridade e que as suas experiências estejam compatíveis. Faremos o possível, dentro das vagas que dispomos, para que siga no processo seletivo e realize a sua experiência.

É imprescindível a língua inglesa para trabalhar a bordo de cruzeiros? Isso é para qualquer companhia e departamento?
Sim, mesmo para as chamadas posições iniciais todas as companhias com as quais trabalhamos - até mesmo as que fazem a costa brasileira - exigem que o tripulante tenha um bom entendimento na língua inglesa. Pois toda a comunicação a bordo é realizada nesta língua, principalmente os treinamentos de segurança quando no início do contrato. Também as entrevistas com a companhia contratante são em inglês.

A Infinity ministra algum tipo de curso de especialização?
Não. A Infinity somente faz a seleção de candidatos e os encaminha às companhias contratantes. Não ministramos qualquer tipo de curso.

Em quanto tempo eu embarco? Existe alguma previsão de embarque?
A Infinity Brazil não tem autonomia para informar prazos de embarque. Isso é definido exclusivamente pelas companhias contratantes, de acordo com as suas necessidades momentâneas. Em média, o procedimento demora de três a seis meses, podendo ser antes ou depois. Lembramos que cada companhia e cada posição têm procedimentos de embarque diferentes, portanto pode acontecer de um candidato que realizou as entrevistas junto com outro receber a data de embarque primeiro. Invariavelmente passamos uma posição aproximada ao candidato durante a entrevista sendo essa situação, caso a caso. Importante não se desligar do seu trabalho durante o processo. Só o faça quando receber uma data de embarque. Nós lhe auxiliaremos com essa informação. Não tome essa atitude sem antes nos consultar.

Quanto tempo dura o meu contrato a bordo?
O tempo de contrato vai de 06 a 08 meses, dependendo da companhia contratante e da sua função no navio. Mas dificilmente ultrapassará este tempo, pois as companhias de cruzeiro, sabendo do ritmo frenético que os tripulantes possuem, querem preservar a qualidade e o serviço prestado para os passageiros. No entanto pode ocorrer dependendo do seu desempenho que elas solicitem uma extensão do contrato por mais 01 mês aproximadamente o qual você poderá aceitar ou não.

Qual é a rota do meu navio? É possível escolhê-la?
Só é possível ter conhecimento sobre a rota que irá fazer quando a companhia definir a data do seu embarque e o navio. É o último passo antes do seu embarque. Assim como ocorre com relação a sua data de embarque, a Infinity não tem autonomia nenhuma sobre o navio que a companhia irá lhe colocar – e consequentemente seu itinerário. Há navios que fazem volta ao mundo, alguns fazem Caribe ou Mediterrâneo, outros sudoeste Asiático, Austrália, Polinésia Francesa, Hawaii e até mesmo a região do Alaska. Somente em alguns casos, é possível prever a rota e itinerário de um navio.

Em qual moeda e como receberei meus pagamentos?
As companhias com as quais trabalhamos só realizam pagamentos em dólares. Os pagamentos por sua vez são feitos em cash ou como a maioria dos tripulantes tem dado preferência, através de depósitos em suas contas no Brasil. Algumas companhias utilizam uma modalidade cada vez mais usada, que é um cartão de saque onde seu dinheiro é depositado e você pode retirá-lo em qualquer lugar do mundo.

Qual será meu salário?
Seu salário varia de acordo com a sua posição e lhe informaremos uma média dele no momento da sua entrevista verificando se o mesmo atende as suas expectativas ou não. Tenha em mente que uma parte do seu salário será proveniente das gorjetas oferecidas pelos passageiros, ou seja, quanto melhor o seu atendimento maior o valor que receberá. No entanto, nem todas as posições/navios/companhias utilizam esse expediente.

Como é feito o agendamento da entrevista Infinity?
As entrevistas não são agendadas individualmente. Ou seja: chamamos um grupo de candidatos em datas pré-agendadas de acordo com o nosso calendário. Importante ressaltar que, para ser chamado, o candidato já deve ter iniciado o processo seletivo conosco. Do seu cadastramento em nosso site até a entrevista conosco é bem rápido.

É possível realizar a entrevista por skype?
Sim, Nós utilizamos e muito as entrevista por skype, principalmente para candidatos que moram longe dos nossos escritórios (Santos e São Paulo).  Algumas companhias também utilizam esse expediente sendo que eventualmente a entrevista pessoal é obrigatória e o candidato é informado sobre a mesma com antecedência. 

Faltei na entrevista com a Infinity. Posso remarcar a minha entrevista?
Sim, é possível remarcar sua entrevista mais uma vez. Caso tenha faltado em sua entrevista envie um e-mail para entrevista@infinity.com.br e pergunte sobre o procedimento. Não é mais fácil para oferecer facilidades ao candidato informa Caso queira remarcar sua entrevista pela segunda vez, é necessário reiniciar seu processo seletivo conosco, a partir do cadastro no site.

Recebi horário da minha entrevista Infinity. É possível alterá-lo?
É possível caso tenhamos dois períodos (manhã e tarde) de entrevista no dia. Caso tenhamos apenas um período e você não puder comparecer, terá que reagendar sua entrevista. Importante ressaltar que as entrevistas são agendadas por período (manhã ou tarde). Exemplo: Das 14 horas as 17 horas. Não há agendamento para uma hora específica. Isso ocorre nas entrevistas via skype e presencial.   

Se eu fizer a entrevista com a Infinity e for reprovado poderei refazê-la?
Sim mas de qualquer forma, pedimos que remarque a mesma com um espaço de tempo suficiente, uma média de três meses e fique a vontade para aplicar novamente conosco.

Se eu for reprovado na entrevista com o representante da companhia posso tentar em outra companhia? 
Sim, nós tentaremos lhe direcionar para outra companhia que também seja compatível ao seu perfil. É importante destacar apenas que faremos esse direcionamento caso tenhamos outras companhias/vagas disponíveis e que sejam compatíveis ao seu perfil. 

Estou morando no Exterior. Posso participar do processo seletivo da Infinity?
Como alguns processos até seu embarque devem ser feitos presencialmente, recomendamos que a participação seja feita apenas para quem está no Brasil ou tem data de retorno ao Brasil próxima.

Posso embarcar junto como meu namorado (a), noivo (a) ou marido (esposa)?
A Infinity não tem autonomia para garantir que isso aconteça. A data de embarque e/ou navio de cada um dos tripulantes é definida pela companhia contratante. Já tivemos casos em que solicitamos à companhia o embarque conjunto e tivemos êxito, como já tivemos casos em que não foi possível. Portanto, a Infinity não garante o embarque conjunto.

Quais são os gastos que tenho antes de embarcar?
Os valores não são pertinentes à Infinity, mas os gastos normalmente são:
- Visto (C1D Americano) quando obrigatório
- Passagem aérea (somente quando requerido pela companhia)
- Exames Médicos
- STCW 
- CFPN
- Passaporte

O que são STCW (CBSN) e CFPN? É necessário tê-los para trabalhar a bordo?
São treinamentos voltados para a segurança no navio. O STCW (Seafare´s Training Certification and Watchkeeping) traduzido em português CBSN (Curso Básico de Segurança em Navio). O CFPN significa Curso de Familiarização de Proteção de Navio. Os dois treinamentos são exigidos pela Marinha do Brasil para tripulantes brasileiros que embarcam em companhias que navegam em águas brasileiras. Mesmo algumas companhias que não vêm ao Brasil exigem dos brasileiros os dois treinamentos.

A Infinity ministra cursos de STCW e CFPN?
Não, a Infinity não ministra cursos. O STCW e o CFPN são ministrados apenas por empresas credenciadas pela Marinha do Brasil. Clicando aqui você confere as empresas credenciadas para ministrar os cursos

Vou embarcar fora do Brasil, preciso de visto?
Hoje boa parte das companhias pede o visto americano mesmo que seu embarque seja fora dos Estados Unidos, pois um número significativo de navios utiliza os Estados Unidos como itinerário. Eventualmente você pode ser solicitado a tirar o visto de outros países, dependendo da rota do seu navio. Lembre-se que o visto americano para embarque de tripulantes não tem nenhuma relação com um eventual visto de turista e que para embarcar, mesmo tendo algum visto americano, você precisará fazer o procedimento junto ao consulado novamente. O visto a ser retirado, C1D é exclusivo para tripulantes. O valor do visto (sem despesas adicionais) será reembolsado a bordo pela companhia. Guarde os recibos.

Quem paga a minha passagem quando eu embarco fora do Brasil?
Varia de acordo com a companhia contratante sendo que algumas pagam e outras não, não e uma regra e sim a política de passagem da companhia. A Infinity informa durante a entrevista sobre o pagamento ou não de passagem pois entendemos que isso pode ser um diferencial para o candidato optar ou não por determinada companhia.

Onde eu embarco?
O local onde ira embarcar só será de conhecimento no dia em que a companhia informar à Infinity sua data de embarque. Normalmente os embarques são nos Estados Unidos ou na Europa, podendo ainda ser em outros países inclusive no Brasil – durante a temporada brasileira.

Como funciona minha escala de trabalho?
Em um navio de passageiros não existe dia de folga e sim horas de folga. A escala sai semanal, quinzenal ou mensalmente e você terá tempo de se programar para seus passeios. Diariamente o tripulante trabalha em média 12 horas. Na verdade você tem um banco mensal de aproximadamente 360 horas.  Existem muitas companhias que pagam hora extra a partir das 12 horas mas isso não significa que serão 12 horas consecutivas de trabalho, normalmente são períodos intercalados. Exemplo: um garçom de restaurante pode trabalhar 5 horas no período da manhã ate o almoço  e retornar ao trabalho pela noite.

Poderei sair do navio, em algum porto?
Sim, você terá oportunidade de conhecer vários lugares enquanto trabalha a bordo, não na velocidade de um turista uma vez que só sairá em suas horas de folga. Essa é uma das maiores vantagens de se trabalhar a bordo. Normalmente em um contrato conhecem-se uma média de nove países. Entretanto em alguns dias poderá ser solicitado que mesmo em folga, que fique dentro do navio por conta de alguns procedimentos. Mas em suma, não será atrapalhado por conta disso e irá sim, conhecer grandes lugares.

A companhia oferece seguro saúde?
Uma das responsabilidades da companhia é a assistência medica, ou seja, a partir do momento que você embarca e assina um contrato com a empresa ela lhe oferece uma assistência médica arcando com os custos desde um remédio até uma operação (caso seja necessário). Todas as companhias têm um médico e enfermeiro a bordo que dá assistência ao tripulante. Também em todo o navio existe uma unidade de atendimento para atender problemas emergenciais mais graves. Caso o problema não seja resolvido no navio, a companhia direciona a um médico no próximo porto e se o caso for grave, a companhia orienta o tripulante a realizar o tratamento no país de sua nacionalidade com a mesma realizando todo acompanhamento e arcando com os valores referentes ao tratamento.

É possível fazer uma carreira a bordo?
Sim, a cada dia se torna mais comum os tripulantes voltarem para próximos contratos. A companhia é a maior interessada em que a carreira esteja nos planos de seus tripulantes pois assim eles podem minimizar custos com treinamento de novos tripulantes e consequentemente ter uma pessoa para promoções futuras e experiente para atender aos seus hóspedes.

Como funciona a política de promoções?
Como em qualquer mercado de trabalho, as promoções acontecem com aquelas pessoas que mais se destacam. Embora ocorra como uma exceção, não espere ser promovido na primeira semana, no primeiro mês. Elas ocorrem a bordo, nunca em terra. O máximo que pode acontecer é o tripulante receber uma carta da companhia, informando que no próximo contrato o tripulante embarcará em tal departamento ou tal posição. Temos exemplos de candidatos promovidos após 03 meses como candidatos que estão há 03 anos na mesma posição. As promoções partem da companhia, nunca da Infinity ou espontaneamente do candidato. 

É possível mudar de departamento?
Existe internamente em quase todas as companhias uma política interna para tal. Entenda que para que isso aconteça é necessário que o tripulante tenha as aptidões necessárias daquele cargo. Assim como as promoções, as mudanças de departamento ocorrem a bordo, nunca em terra. O máximo que pode acontecer é o tripulante receber uma carta da companhia, informando que no próximo contrato o tripulante embarcará em tal departamento ou tal posição. Essa situação parte da companhia, nunca da Infinity. E, por experiência, não é tão simples se trocar de departamento.

Quanto tempo de férias eu tenho de um contrato ao outro?
Normalmente você possui 2 meses de férias independente da companhia. No entanto, dependendo da necessidade da companhia, o prazo pode ser ampliado ou reduzido.

Os exames médicos que fiz para uma companhia são válidos para outra?
Depende, pois cada companhia tem sua lista de exames médicos que pode ser totalmente diferente da outra, assim como sua validade. Em algumas companhias os exames são válidos por 1 ano e outras por 2 anos. Pode acontecer durante uma eventual mudança para outra empresa que você seja solicitado somente a realizar exames complementares. Nós lhe auxiliaremos nesse particular.

O meu namorado (a) poderá compartilhar a mesma cabine que eu?
As cabines de tripulante só são permitidas para pessoas do mesmo sexo, exceto em casos em que os tripulantes sejam legalmente casados ou tenham uma união estável e esteja trabalhando no mesmo navio (as duas pessoas serão colocadas em uma cabine dupla ou individual). Mesmo assim é um processo burocrático que demora algum tempo e que não depende exclusivamente da Infinity.

Gostaria de permanecer na Europa por algumas semanas e viajar antes de voltar para casa depois do término do meu contrato. Isso é possível?
Não. As companhias de cruzeiro são obrigadas por legislação internacional a repatriar seus tripulantes, independente da nacionalidade, diretamente para seus países de origem ao final de seus contratos. Se o navio de cruzeiro deixar algum membro da tripulação em um porto estrangeiro sem uma passagem de volta para casa com partida imediata, isso poderá ser considerado abandono e a companhia, penalizada. 

Como chegarei ao navio no dia do meu embarque?
A grande maioria das companhias tem uma pessoa responsável, chamada agente do porto lhe aguardando para conduzi-lo até o navio. Receberá todas as instruções e contatos do mesmo e outras informações  por e-mail quando estiver mais próximo ao seu embarque. Lembre-se de que o tripulante normalmente chega um dia antes do embarque para evitar possíveis transtornos por conta de vôos e que irá ficar por uma noite em um hotel (que pode ou não ser oferecido pela companhia). Novamente será informado de tudo com antecedência. 

O que vai acontecer se eu chegar ao aeroporto e não houver ninguém para me receber?
Um dos últimos e-mails que enviamos aos nossos tripulantes tem o telefone do agente do porto. Caso ele não esteja lhe aguardando, você terá que ligar para ele e assim obter as novas instruções. Caso não consiga de maneira alguma o contato do agente do porto, recomendamos que se direcione até o porto do seu embarque ou hotel, mesmo sem o agente do porto.

O que acontecerá se eu precisar voltar para casa antes do fim do meu contrato?
Aconselhamos os tripulantes a não desembarcarem antes do término contrato, já que as companhias de cruzeiros não veem com bons olhos contratos não terminados. Além disso, tripulantes que saem do navio antes do fim do contrato podem ter comprometidas outras oportunidades em outros contratos. Se você precisar sair do navio antes de terminar o contrato, você será responsável pelo pagamento da passagem de volta para casa pois a companhia de cruzeiros só paga a passagem de volta para tripulantes que terminam os contratos. Há casos em que as companhias são mais complacentes com os tripulantes, porém em situações extremas, como morte de parente direto ou doença grave na família diretamente.

Caso o navio esteja na cidade em que moro, meus familiares ou amigos podem me visitar?
Sim, mas terá que verificar a bordo o procedimento. Geralmente são permitidos de 2 a 4 pessoas. Há todo um procedimento e a companhia irá lhe orientar sobre isso uma vez à bordo.

Como são as cabines dos navios?
São cabines bem pequenas para 02 tripulantes com banheiros compartilhadas entre 2 ou 4 tripulantes, dependendo do departamento. A maioria absoluta delas possui televisão e nos navios mais modernos, conexão sem fio dentro da cabine.

Porque tenho que fazer com antecedência os procedimentos de embarque?
É fundamental que o futuro tripulante esteja pronto o quanto antes pois nós não temos como prever quando a companhia irá solicitar o embarque. Quando for solicitado, o tripulante deve estar pronto para embarcar, sob risco de ter seu embarque postergado para uma data indefinida ou até mesmo ter o embarque cancelado.

Sou ex-tripulante. Tenho que reiniciar o processo?
Sim pois temos de verificar para qual posição está aplicando, se houve alguma alteração com o candidato e também passar informações sobre o procedimento da companhia a qual o candidato está sendo direcionado. 

Fazendo as Malas (O que levar para o navio)

Higiene pessoal e cuidados:

•1 escova de dentes

•3 sabonetes

•1 shampoo e 1 condicionador

•1 pente pra cabelo

•Lâmina de barbear/depilador (levar os refis)

•1 secador de cabelos pequeno

•2 esmaltes e lixas, removedor, algodão para unhas

•1 perfume e 1 desodorante

•3 peças íntimas - Sutien

Roupas:

•2 calças jeans

•Calças pretas social sem detalhes

•1 camisa branca de manga comprida

•5 camisetas

•2 Shorts

•2 bermudas

•1 Roupa de banho

•10 peças de Roupas íntimas ("calcinhas e cuecas")

•Meias

•1 tênis (o que você irá usando)

•1 chinelo de dedo

•1 sapato extra aberto (sandália, rasteirinha, papetes, etc)

•1 sapato extra fechado (botas, sapatilhas, sneakers, etc)

•1 tênis branco (podem ter listas, etc)

•1 palmilha ortopédica (pra pessoas que têm muita necessidade, sentem muitas dores)
 

* Travesseiros, lençóis, toalhas, serão fornecidos à bordo
 

Quando estiver fazendo a mala leve em conta que...

Menos é mais! Pense que você irá comprar algumas coisas durante seu contrato e será difícil acomodá-las e pode até pagar excesso de bagagem na volta para casa.

Lembre-se que tudo isso deve caber em uma mala pequena dobrável, que será guardada em sua cabine durante todo o tempo de contrato. O modelo indicado é tipo sacola com rodinhas, é fácil de levar, cabe tudo e é possível dobrá-la. 

É muito importante também informar-se sobre a rota do navio, a política da sua companhia e qual será seu uniforme de trabalho durante o dia e à noite, pois normalmente haverá noites de gala e eventos especiais. Embora todo navio siga o sol, ele pode sair ou ter como porto de partida um lugar frio. Procure sites especializados como weatherchannel.com para se informar sobre a temperatura e o histórico do lugar onde estiver indo.